quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cento e cinquenta novos Pontos de Cultura fazem a festa

É do Estado do Rio de Janeiro o recorde de inscrições e participação de municípios do interior no Programa Mais Cultura, desenvolvido pelo Ministério da Cultura em parceria com os estados. Dos 715 projetos inscritos, 51% vieram do interior do Estado, da Baixada e do Leste Fluminense, enquanto 49% partiram da capital. Isso mostra a inversão de uma tendência histórica e configura um redesenho do perfil cultural do estado.
Ao todo, foram recebidas propostas de 84 municípios (o que representa 91% do Estado) e selecionados 150 projetos de 69 municípios (75% do Estado) para a criação de Pontos de Cultura, totalizando um investimento de 27 milhões e 400 mil reais, feitos pelo MINC (2/3 do total) e pelo Estado (1/3).
A iniciativa faz parte do Programa Mais Cultura, lançado pelo Ministério da Cultura, agora em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, com o objetivo de ampliar o número de pontos no Rio de Janeiro.
O investimento será distribuído ao longo de três anos, e cada um dos projetos selecionados receberá R$ 180 mil (R$ 60 mil por ano).
Os recursos poderão ser utilizados na realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, compra de equipamentos, entre outras propostas.
Para comemorar esse resultado histórico, a Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura promovem no próximo dia 29 de julho, às 10h, a Festa de Confraternização dos Novos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o Palácio Guanabara receberá os representantes dos 150 novos pontos contemplados pelo programa, com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Ministro da Cultura Juca Ferreira e da Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes, além de autoridades e personalidades do setor no Estado.
Na programação estão previstas apresentações do Boi Pintadinho, de Miracema; da Orquestra de Cavaquinhos “Apanhei-te Cavaquinho", de Cabo Frio; e de um show de choro da Escola Portátil de Música. Todos os três grupos foram selecionados como Ponto de Cultura nesse edital.
A nova rede, com 150 Pontos de Cultura distribuídos pelas 8 regiões do estado, promete revolucionar o mapa cultural do Rio de Janeiro.
A lista completa dos projetos selecionados pode ser consultada no Diário Oficial do Estado ou no site www.pontodecultura.rj.gov.br.

Atenciosamente.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
www.cultura.rj.gov.br

Um comentário:

  1. Seres que adimiro pela luta e movimento de entretenimento de auto nivél pela cidade de cabo frio, ja fazendo parte da tradição VITALÍCIA DA REGIÃO, podem falar bem o mal, não me importa, esses seres de alto intelecto estão guardado e protegidas pelo meu coração para todo o sempre,VIVA A TRIBUTO E ARTE EXPONTÂNEA QUE A TRIBAL REALIZA!!!

    ResponderExcluir